Bolo de claras com maçã e cobertura de caramelo

Num fim de semana, para variar, queria fazer um bolo, como tinha claras no congelador, achei que era uma boa hora para gastar as ditas claras. Como não tinha nenhuma receita, fui para o site dos petiscos procurar, encontrei esta que achei interessante, como podia juntar qualquer coisa, e eu adoro bolos com maçã...







10 claras
250 gr açucar
75 gr maizena
60 gr farinha de trigo
100 gr manteiga derretida
e ....
opções: raspa de 1 limão; raspa de 1 laranja; 1 colher (chá) canela ou chocolate em pó a gosto (eu adicionei maçã cortada aos cubos pequeninos)

Batem-se as claras em castelo bem firme, junta-se aos poucos o açucar, mexendo devagar e sem bater.
À parte misturam-se e peneiram-se as farinhas e envolvem-se na massa com cuidado e aos poucos. Por fim junta-se a manteiga derretida (que deverá estar +/- fria) e a opção esolhida (no meu caso, as maçãs)
Coloca-se numa forma previamente untada com manteiga e polvilhada de farinha e leva-se ao forno!

Como cobertura eu fiz um pudim de caramelo boca doce, espalhei pelo bolo ainda quente; salpiquei com chocolate granulado.
Ficou muito saboroso mesmo.

6 comentários:

  1. O teu bolo ficou com um aspecto mesmo guloso!

    ResponderEliminar
  2. Bela maneira de aproveitar as claras que lá tenho congeladas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Uma boa sugestão de aproveitamento de claras, e essa cobertura deve ser uma delicia...

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Um bolo bem simpático, Lili.
    O aproveitamento das claras é sempre uma dica importante.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Olá Li, que bom aspecto tem o seu bolo. Gostei muito. Obrigada por me seguir e aqui estou eu a segui-la também. Bjs e disponha para qualquer coisa que precise

    ResponderEliminar
  6. Também gosto muito de bolos com maça, a cobertura é bem simples mas deve ficar uma delicia.
    Boa semana

    ResponderEliminar